terça-feira, 30 de novembro de 2010

A grande mídia e a desinformação sobre a guerra ao tráfico no RJ

Na operação policial-militar em curso no Complexo do Alemão e na invasão, de semana passada, da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, além dos tanques de guerra e tiros de altos calibres, deve-se atentar também para a cobertura que a mídia vem fazendo sobre os acontecimentos. Como de praxe, a grande imprensa se aproveita da situação cinematográfica para aumentar sua audiência, propagandeando o caos com pouca contextualização ou aprofundamento de suas matérias.

Primeiramente, em relação às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que acabaram por desencadear a série de ataques liderados pelos traficantes. A bandeira que a mídia levanta é a do senso comum: o Estado está reassumindo o controle de áreas perdidas para o tráfico, enfim trazendo paz e tranquilidade para moradores da favelas ou não. O que é, estrategicamente, deixado de lado é a opinião de especialistas em segurança pública, ou mesmo de muitos moradores das comunidades "pacificadas".

Apesar de alguns pontos positivos, de fato, nas UPPs, essas não podem ser vistas, e noticiadas, de maneira isolada. Na verdade, integram uma política ampla de repressão visando a Copa e as Olimpíadas, como afirma Taiguara Souza, do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH). "A UPP busca legitimar a continuidade da política de extermínio, apaziguando o clamor popular através de uma suposta 'pacificação'. Apresenta-se como um novo modelo, mas, na verdade, é um adendo ao modelo anterior. As UPPs são direcionadas a lugares estratégicos, tendo em vista as Olimpíadas e a Copa do Mundo".

Em segundo lugar, após os incêndios dos veículos e os "arrastões", a mídia tratou de construir um discurso que legitimasse uma resposta policial. No caso, a resposta mais comum nesses casos: violência e mortes. No sábado, dia 27, por exemplo, o comandante-geral da PM do Rio, Cel. Mário Sérgio Duarte, afirmou que a polícia invadiria o Complexo do Alemão "a qualquer momento". As recomendações para os moradores era de que ficassem em casa, como medida de segurança, e para os traficantes, que se entregassem naquele momento, pois mais tarde os policias já não mais responderiam pelo que poderia acontecer. Poucos minutos depois, todos os veículos de comunicação já haviam reproduzido as declarações, de maneira muito natural e cabível para o momento. Apenas não mensuraram um ponto crucial. As casas das comunidades pobres não são blindadas - muitas nem de tijolos são -, logo, os tiros de metralhadoras e fuzis, utilizados tanto por policiais como traficantes, as atravessariam sem maiores problemas, aumentando a possibilidade de que "as balas perdidas" fizessem novas vítimas inocentes. Ali já era mais que evidente que a preocupação, da polícia e da mídia, com a vida dos moradores das comunidades sitiadas não era prioritária.

Dias antes, na quarta-feira (24), o jornal de Estado de S.Paulo, com seu repórter Pedro Dantas, havia noticiado uma boa matéria com o perfil das pessoas mortas e feridas até então no conflito. As vítimas do tiroteio que chegavam no Hospital Getúlio Vargas eram crianças, adolescentes, mulheres e idosos, um padrão muito diferente do que se espera de um criminoso de alta periculosidade. Porém, no próprio jornal, a notícia recebeu pouco espaço, e foram poucos os outros veículos que se atentarem à quem, até então, era prejudicial a guerra.

Outro fator a ser questionado é o suposto "apoio total e irrestrito" da população com a incursão policial-militar nos morros cariocas, que muitos veículos publicizaram. Na edição de sábado do Jornal Nacional, a apresentadora Carla Vilhena, ao fim do noticiário, leu trechos de uma carta manuscrita de uma moradora do Complexo do Alemão, apoiando os policiais e pedindo a paz. Sem dúvidas, há quem apóie as intervenções, porém não se pode, ao suprimir as vozes divergentes, tomar esse tipo de manifestação como verdade única. E não são poucos que vem se valendo das novas mídias para divulgar o outro lado da notícia.

O twitter do Jornal Voz da Comunidade (@vozdacomunidade) tem noticiado, desde o início dos acontecimentos a visão de quem está lá no morro, presenciando tudo como ator principal. Apenas nessa última semana, alguns poucos veículos inseriram essas opiniões em seu noticiário. Outras, porém, mais denunciativas, como as notas de repúdio da Rede Contra a Violência carioca e do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, por exemplo, dificilmente serão encontradas em algum grande veículo.

Nelas, estão expressas ao que aquelas comunidades vêm sendo sujeitadas nesses dias de conflito. "Tivemos informações de que moradores de diversas comunidades do Complexo da Penha e de outras localidades não puderam retornar às suas casas e muitas outras ficaram reféns em suas próprias moradias. Crianças e professores ficaram sitiados em escolas e creches na Vila Cruzeiro, apesar do sindicato dos professores ter solicitado a suspensão temporária da operação policial para a evacuação das unidades escolares. As operações e "megaoperações" em curso durante a semana serviram de pretexto para invasões de domicílios seguida de roubos efetuadas por policiais contra famílias."

Na mesma nota, ainda são expostas outras violações contra os moradores, como corte de luz, água, o transporte público que deixou de funcionar, quase 50 mil alunos que deixaram de ter aulas neste período, e até toque de recolher foi imposto em algumas localidades de UPP.

Por fim, então, cabe a pergunta se de fato essa é uma briga polarizada entre o lado do bem contra o eixo do mal, como a grande mídia dá a entender. A não ser que fique claro que o "bem" representa, essencialmente, os interesses de uma elite carioca que preza pela higienização dos morros e que vislumbram apenas o bom papel do Brasil na realização dos eventos esportivos em 2014 e 2016, não é justo que a sociedade civil seja representada por uma polícia que mata civis inocentes na mesma proporção que o crime organizado as recruta para o tráfico oferecendo bens que essa mesma elite nunca irá lhes proporcionar.

3 comentários:

  1. A abordagem da grande mídia na cobertura da operação policial no Rio de Janeiro é um ótimo exemplo de como meios de comunicação impõem sua opnião, impedindo a população de interpretar a realidade. Outro fator importante apontado no texto, é a inversão de papéis da imprensa hoje, que transforma o noticiário em espetáculo, assumindo o papel de entreter - e alienar - a sociedade, mais preocupada com a audiência de seus telejornais e com a quantidade de exemplares vendidos do que em informá-la de maneira imparcial e verdadeira, e em ser um ambiente que proporciona debates.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Maciel da Silva4 de dezembro de 2010 às 16:37

    Contudo, apesar de alguns dos grandes veículos publicarem nos últimos dias algumas informações sobre casos de roubo, a cobertura é feita de forma superficial. Deixando assim em segundo plano uma questão de importância maior.
    Jornalistas que só trabalham com pautas designadas pelas empresas - e que em sua maioria nunca entrou numa favela em ocasião diferente desta - não podem e/ou não se esforçam para fazer uma investigação mais aprofundada. Papel que tem sido cumprido pelos veículos de mídia chamados 'undergrounds', que têm sua audiência restrita a uma minoria da população. Em geral estudantes de alguns cursos de determinadas universidades, intelectuais, militantes e os próprios jornalistas somente. Enquanto isso a camada maior da população cria seus mitos baseando-se no que é transmitido pela dita grande imprensa.

    ResponderExcluir
  3. A cobertura que a mídia esta dando a operação policial no RJ, deixa claro o direcionamento que os grandes veículos de comunicação normalmente dão as notícias.
    Os telespectadores são levados a generalizar as coisas, neste momento, a grande mídia parece impor perfis como o de que todo policial é herói e todo morador de favela é ladrão.
    Qual a culpa dos jornalistas? Neste caso acho que a mínima possível. Acredito que não seja apenas questão de superficialidade na busca da notícia, como colocou o Alexandre em seu comentário, ou mesmo incompetência por parte dos profissionais, mas questão de falta de espaço para expor suas opiniões.
    Sabemos que, um repórter da grande mídia esta ali para cobrir o que interessa a grande mídia, da maneira menos "humana" possível, ele deve ser objetivo e mostrar a notícia de modo compatível com a bandeira que seu veiculo ostenta.
    Assim como vimos em algumas aulas, existe toda uma estrutura invisível por trás das coisas, acredito que nenhum jornalista seja alienado ao ponto de não enxergar o óbvio, ele apenas ignora, as vezes por opção, as vezes por falta de oportunidade.

    ResponderExcluir